Sobre
O Curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tem suas raízes no antigo Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), criado pela Resolução Nº 51/77 do Conselho Universitário, datada de 5 de maio de 1977. As atividades iniciaram no segundo período de 1977, sendo um dos primeiros cursos de Engenharia Química estabelecidos nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O curso foi oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) através do Decreto Nº 83.390, de 2 de maio de 1979.
A estrutura curricular inicial foi estabelecida pela Resolução 25/77 do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPB (CONSEPE/UFPB), em 28 de abril de 1977. Esta estrutura era fruto da incorporação do curso de Química da então Universidade Regional do Nordeste (atual Universidade Estadual da Paraíba – UEPB) e previa uma carga horária de 3.910 horas, com 252 créditos. Em 26 de dezembro de 1977, a carga horária foi alterada para 3.955 horas, com 254 créditos, por meio da Resolução 60/77 do CONSEPE/UFPB.
Ao longo dos anos, o curso passou por várias reformulações curriculares, destacando-se as realizadas em 27 de maio de 1981 e em 21 de março de 1990. A reformulação de 1990, por exemplo, visava aproximar o curso da realidade da Engenharia Química, resultando em uma duração mínima de 10 períodos, com 262 créditos e uma carga horária de 4.170 horas.
Nos mais de vinte anos de existência, o curso formou aproximadamente 436 engenheiros, muitos dos quais foram absorvidos pelo mercado de trabalho ou ingressaram em programas de pós-graduação em diversas instituições de ensino pelo país. Os egressos do curso têm se destacado especialmente nas regiões Norte e Nordeste, com muitos deles trabalhando em empresas de renome como Petrobrás, Alumar, Braskem e Alunorte.
O curso de Engenharia Química da UFCG se distingue por buscar uma compreensão global do conhecimento técnico e científico, com o objetivo de despertar o interesse científico e a aplicação prática na solução de problemas reais. O currículo atual está alinhado com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Engenharia, estabelecidas pela Resolução CNE/CES Nº 11/2002, e possui uma carga horária total de 3.600 horas, distribuídas em 10 períodos letivos. O curso também enfatiza a importância de uma formação ética e cidadã, preparando os alunos para contribuir positivamente com a sociedade.
As responsabilidades do curso vão além de reproduzir o passado e os modelos atuais. A formação dos egressos está voltada para a construção de um futuro inovador, onde a multiplicidade de formas e soluções seja uma constante. O Curso de Graduação em Engenharia Química da UFCG visa formar profissionais capacitados a desenvolver e gerenciar processos de transformação físico-química e bioquímica, com uma visão crítica, reflexiva, e uma sólida base técnico-científica.